Maranhense TV promove mudanças na grade, tira reprises e prioriza jornalismo e conteúdo ao vivo para bater de frente com mudanças da Globo e lucrar.
jornalismo e programas ao vivo ganham destaque na emissora. (Reprodução/MaranhenseTV) |
A Maranhense TV promove, a partir da próxima semana, mudanças importantes em sua programação. A primeira mais notável é a extinção do "Maranhense Kids", sessão de desenhos comprados pela emissora. Mas calmo, ela ainda não abandonou a programação infantil -ainda-.
A partir de segunda-feira, o programa dará lugar ao "MPO Kids". O programa será sem apresentador, mais curto e vai apresentar desenhos famosos produzidos e veiculados pela MPO. É um ganho, visto que são conteúdos de televisão fechada agora na TV aberta. Com isso, a emissora cortará os custos de compra de direitos autorais. Os contratos com Warner, Disney e Viacom expiram exatamente no dia 04/02, último dia de exibição da Maranhense Kids. Mas alguns desenhos originais da MPO já eram exibidos na sessão que levava o nome do canal aberto, como "Os Kennels" e "Irmão Barel", ambos com grande êxito. A Maranhense TV também aposta na maior venda de publicidade do programa agora que conta com o nome de um renomado canal de TV a cabo.
Nas tardes da emissora, mais mudanças. O tradicional horário das novelas das 15h45 será extinto após quase 5 anos de existência. O horário foi inaugurado junto com o das 14h50 em julho de 2017. Com as mudanças, a novela das 14h50 ganha mais tempo de exibição, indo até 16h10. O "Tarde Total", que era exibido de forma imprensada entre a novela das 15h45 (que terminava 16h40) e o "NJ17" (que começava 17h40), agora ganha mais tempo e ficará no ar por 1h50. O "Novo Jornal" deixa de ser edição das 17h e passa a ser edição das 18h, sendo exibido às 18h00 em ponto.
Iniciando o horário nobre, a primeira novela inédita do canal entrará ao ar mais tarde. Antes iniciada às 18h15 (entre julho de 2017 e maio de 2018), depois 18h30 (entre maio de 2018 e julho de 2018), depois 18h40 (entre julho de 2018 até fevereiro de 2022) para os atuais 18h55 a partir da próxima segunda (07).
O restante da grade seguirá o novo atraso de 5/10 minutos da grade, sem grandes alterações.
Bater de frente com as mudanças da Globo e lucrar mais.
As mudanças da Maranhense TV tem dois motivos: bater de frente com as mudanças na programação da TV Globo e lucrar mais. Vamos por partes.
1ª. Lucrar mais: Com a extinção do "Maranhense Kids" a emissora deixa de gastar, no mínimo, R$ 25 milhões por ano para manter os contratos com as grandes produtoras de animações como Warner, Disney e Viacom para priorizar suas próprias produções da MPO Kids, que não tem custo algum pois são da mesma empresa. Além disso, com uma marca forte como a MPO carregando o nome do programa, as chances de mais empresas desejarem associar sua marca ao programa aumentam. Quanto ao "Tarde Total" e fim do horário de reprise de novelas: Um programa ao vivo, com uma boa audiência no PNT e uma apresentadora carismática atrai muito mais dinheiro para os cofres da emissora através de merchandisings e compra de comerciais nos intervalos. o "Tarde" é um dos programas mais rentáveis da emissora e se tornará ainda mais.
2ª. Bater de frente com as mudanças na programação da TV Globo: Apenas com essa primeira semana após algumas mudanças na programação da Globo, como exterminar Malhação da grade e esticar "O Clone" até 18h25, a Maranhense TV já viu alterações em seus números. O "Novo Jornal - Edição das 17h" quase nunca liderava contra a reprise da Globo, mas via seus números crescerem loucamente e batendo a liderança com folga contra "Malhação". Já embalado, dificilmente a Globo via a liderança durante a exibição do mesmo. As coisas mudaram sem Malhação. Apesar de ter liderado na quinta feira, quando choveu forte na cidade e o telespectadores preferiu ver a cobertura aos minutos finais da reprise de "O Clone", o "NJ17" sofreu na segunda, quarta e sexta-feira com índices médios abaixo dos 20 pontos e na vice-liderança, coisa que não via desde maio de 2021. O risco aumentaria muito mais se, após o fim da novela da Glória Perez, a Globo reprisasse um grande fenômeno ('O Clone', apesar dos bons números, não está na meta em sua média geral de 20 pontos [ela anota 17,5 até o momento]). Novelas como "Avenida Brasil", "Êta Mundo Bom" e "Laços de Família" passavam facilmente dos 30 pontos, chegando a picos altos de 35 ou até 40 pontos. Com as mudanças, a Maranhense TV espera não sofrer tanto com um suposto crescimento excessivo da Globo ou, caso sofra, não deixar restar muito disso para sua novela inédita, pois o "NJ17" terá tempo de crescer e fazer uma boa entrega para a novela às 18h55.
Comentários
Postar um comentário