Finalmente vem aí: Após 2 anos na fila de produção, "Asas da Liberdade" estreia próxima segunda feira.
Novela tem o maior orçamento desde a épica "Xeque-Mate" |
A Maranhense TV finalmente vai lançar a tão aguardada "Asas da Liberdade". A novela era falada desde o início de 2019, pois já estava na fila de produção para substituir "Ilha do Amor". Os preparativos para a trama iniciaram-se em setembro de 2019 e a produção em si em janeiro de 2020.
Por se tratar de uma novela que se passa entre São Luís, São Paulo e Belém, "Asas da Liberdade" exigia muitas cenas externas, que foram sendo executadas com calma. Em janeiro de 2020 já se falava da crise global do Covid-19 que começava a se alastrar por todo o planeta, mas ainda não havia chegado ao Brasil. O alerta foi ligado.
No fim de fevereiro, ainda com poucas cenas gravadas, a Covid-19 chega ao país e obriga as pessoas a se isolarem em suas casas, impossibilitando a produção de um produto que exige tantas pessoas nos bastidores como uma novela.
A medida que a pandemia foi melhorando ao longo de 2020, a Maranhense TV se via na necessidade de colocar um produto inédito na grade para fazer seu capital girar. Como "Asas da Liberdade" exigia muitas cenas externas e em diversas cidades, o que era impensável a aquela altura, a emissora decidiu produzir as pressas uma sinopse entregue por Ricardo Amarante, "Conexão Viral", e deixou 'Asas' em segundo plano.
Na segunda metade de janeiro de 2021 a produção de "Asas" é retomada. Eis que alguns dias depois os números da Covid-19 voltam a explodir no país, batendo recordes entre fevereiro e abril de 2021, obrigando novamente a empresa a pausar a produção de novelas e séries em seu complexo.
Com a vacinação correndo de pressa, principalmente em São Luís, a Maranhense TV retoma 100% das atividades nos Estúdios Dancom em julho de 2021 e a prioridade é a produção de "Asas da Liberdade" que, a essa altura, com tantas trocas de elenco e até de diretor, precisou ser regravada do zero (Isso mesmo, todo o material gravado entre janeiro e fevereiro de 2020, além de janeiro de 2021, foram descartados). É uma novela totalmente nova.
Com um orçamento aproximado de R$ 750 mil por capítulo, "Asas da Liberdade" se torna a segunda novela mais cara de toda a história da emissora (a primeira é Xeque-Mate, de 2018, com um orçamento de R$ 1,2 milhão por capítulo). Mas vale lembrar que Xeque-Mate era uma trama épica baseada em muitos efeitos especiais, o que encarece a produção. "Asas", no entanto, é uma novela contemporânea urbana. É um luxo vindo aí.
As expectativas na emissora são altas. "É uma novela com cara de novelão, bem folhetinesca, mas com um diferencial estético que já estamos adotando desde o início de nossas produções. É a modernização da telenovela sem perder a essência."
No quesito audiência, a meta para a faixa agora é de 30 pontos. Em 2020, com o início das reprises, a meta foi abaixada para 28 pontos.
Comentários
Postar um comentário