Globo desiste de lançar nova logomarca por medo de comparação a Dancom.
O Grupo Globo divulga, desde o início do ano, a nova logomarca da empresa "Globo", que agora não é apenas uma emissora de TV, mas um conglomerado midiático. A Globo, porém, está temerosa em lançar a marca na sua principal plataforma: A TV Globo. E isso tem um motivo.
A Dancom foi lançada em 2019 com a proposta de unificar todas as marcas de mídia, entretenimento e varejo do Grupo Daniel Castro. A empresa foi anunciada para o mercado em setembro de 2017. Um ano depois, o Grupo Globo lança o projeto 'Uma Só Globo'. Coincidência? Talvez.
A Globo vê uma forte concorrência na Dancom e suas marcas de mídia no Brasil, visto que desde 2019 a Maranhense TV já tem 55% de share em audiência no Nordeste do Brasil. Em estados do sudeste e sul, como São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, a emissora começa a crescer e já está assustando a líder de audiência (Como a novela "Prova Final", exibida às 10h da manhã, vendo 10 pontos no seu episódio final contra apenas 6 pontos da Globo em São Paulo - No Rio a diferença foi maior ainda: 14 pontos para a Maranhense TV e 7 para a Globo que exibia o 'Encontro' -). O serviço de streaming da Dancom também é uma ameaça a Globo pois, além do forte conteúdo original das marcas de televisão aberta, conta com todo o catálogo premiado da norte-americana MPO (como a série 'Anticristo') e a mais recente parceria com a sul-coreana Worldwide que oferece um fantástico combo por apenas R$ 22,90 (preço do plano normal do Globoplay). Os preços agressivos e muita penetração de mercado estão assustando a Globo.
A questão do logotipo é fácil explicar: desde o dia 04 de janeiro desde ano a Dancom fez um rebranding geral em suas marcas. A Maranhense TV, que usava uma logomarca 3D desde 2015, passou a utilizar uma logo flat 2D que utiliza diversas cores em degradê além de uma nova tipografia estilizada em 'mrnstv', passando modernidade e leveza ao público. Marcas como 'MPO' e 'Dancom Store' também sofreram modificações. O fato é que a nova marca da Globo, atualmente, seria vista como uma cópia da rival, pois adota os mesmos conceitos da Maranhense TV. E é o que realmente aconteceu: É uma cópia a logo do canal da Dancom.
O Grupo Globo agora tem a difícil missão de escancarar sua cópia, o medo que existe à Dancom e a sua parceria Worldwide que retomou recentemente suas atividades no Brasil.
Comentários
Postar um comentário